Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A RETC – Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura da Fatec-JD  tem as seguintes seções de publicação: dossiês, artigos originais, boletim de iniciação científica e tecnológica, seção fotográfica e resenhas críticas. As publicações possuem orientação pluralista e interdisciplinar relacionadas às áreas de Eventos, Meio Ambiente, Informática, Logística, Ciência e Tecnologia e áreas correlatas.

Cadastro dos autores: Antes de enviar o trabalho TODOS os autores deverão se cadastrar como leitores e autores da RETC com nome completo, instituição e cargo ocupado, última titulação e e-mail que devem ser inseridos nos metadados do sistema http://retc.fatecjd.edu.br.

A identificação dos autores e instituição, portanto, NÃO estará disponibilizada no corpo do trabalho encaminhado ao parecerista para garantir o sigilo no processo de avaliação às cegas por pares. A identificação também deve ser removida das propriedades do documento.

  1. A RETC receberá trabalhos inéditos, de caráter científico e acadêmico, sendo que cada autor poderá publicar no máximo um trabalho por seção numa edição na qualidade de "primeiro autor", excetuando-se casos específicos que serão avaliados pelo conselho editorial.
  2. Solicitamos aos autores que antes de realizarem a submissão leiam as informações sobre o Escopo e a Política da Revista.
  3. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês, francês e italiano.
  4. Os trabalhos para apreciação deverão ser enviados eletronicamente através do sistema http://retc.fatecjd.edu.br, atentando para o tamanho máximo de cada arquivo segundo as diretrizes de cada seção.
  5. A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres emitidos por especialistas designados pelo Conselho Editorial da RETC, garantido o anonimato dos autores e dos pareceristas em todo o processo. Após a avaliação dos pareceristas (no mínimo dois e no máximo três), será encaminhada ao autor uma resposta de aceitação, de possíveis sugestões de modificações ou de recusa do trabalho.
  6. É vedada a reprodução integral dos trabalhos em outras publicações. Os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura, Fatec Jundiaí do Centro Paula Souza.
  7. Os casos não previstos nessas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial dessa Revista.
  8. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

 

O trabalho deve ser encaminhado para uma das SEÇÕES DE PUBLICAÇÃO e DEVE ESTAR DE ACORDO COM AS POLÍTICAS E DIRETRIZES de cada uma delas.

DOSSIÊ

  • Os Dossiês devem conter artigos sobre temas específicos previamente escolhidos pelo Conselho Editorial da RETC, devendo ser coordenados por profissional ou profissionais de reconhecida competência sobre a temática proposta para a seção, a qual deverá ser submetida para apreciação do Editor desta seção.
  • Os dossiês para apreciação deverão ser enviados eletronicamente atentando para o tamanho de cada arquivo, que não deverá ultrapassar 10 MB, já inclusos tabelas e ilustrações e estar editado no Word for Windows ou Open Office, em formato documento (.doc, .docx). Os artigos devem conter textos entre 8 e 20 páginas com as seguintes especificações: página A4, espaço simples, com 2cm de margens superior e inferior, e 2,5cm de margens esquerda e direita.
  • A submissão deve seguir o template de Dossiê da RETC, que pode ser obtido aqui. Se o artigo submetido não estiver em conformidade com esse template, a submissão será rejeitada. Caso haja algum problema no download do template, entrar em contato pelo e-mail da RETC: retc@fatecjd.edu.br

 

ARTIGOS ORIGINAIS

  • Os Artigos desta seção da RETC devem conter análise de resultados de pesquisas originais inéditas, resultados de estudos empíricos ou poderão abordar questões teóricas e metodológicas, como revisão bibliográfica sistemática da literatura, de material publicado sobre um assunto específico e atualizações sobre o tema.
  • O Autor deve deixar clara a problemática envolvida, explicitar o método científico adotado e os resultados alcançados.
  • Os artigos para apreciação deverão ser enviados eletronicamente atentando para o tamanho de cada arquivo, que não deverá ultrapassar 10 MB, já inclusos tabelas e ilustrações e estar editado no Word for Windows ou Open Office, em formato documento (.doc, .docx). Os artigos devem conter textos entre 8 e 20 páginas com as seguintes especificações: página A4, espaço simples, com 2cm de margens superior e inferior, e 2,5cm de margens esquerda e direita.
  • A submissão deve seguir o template de artigo da RETC, que pode ser obtido aqui. Se o artigo submetido não estiver em conformidade com esse template, a submissão será rejeitada. Caso haja algum problema no download do template, entrar em contato pelo e-mail da RETC: retc@fatecjd.edu.br

 

BOLETIM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

  • O Boletim nesta seção da RETC é composto por textos sintéticos relatando resumidamente os resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) da Fatec Jundiaí.
  • Os textos podem ser relatos de estudos de casos, revisão bibliográfica não-sistemática ou outros.
  • Os textos do Boletim para apreciação deverão ser enviados eletronicamente com marcadores de Nível 1 e alinhamento em 0,63 cm e recuo em 1,27 cm.
  • A submissão deve seguir o template de Boletim da RETC, que pode ser obtido aqui. Se o artigo submetido não estiver em conformidade com esse template, a submissão será rejeitada. Caso haja algum problema no download do template, entrar em contato pelo e-mail da RETC: retc@fatecjd.edu.br
  • Se o trabalho de ICT foi apresentado anteriormente, especificar qual o congresso, com data e cidade.

 

SEÇÃO FOTOGRÁFICA

  • A publicação de fotografias nesta seção da RETC é aberta a fotógrafos amadores ou profissionais, professores e alunos da Instituição, e demais interessados.
  • As fotografias deverão estar configuradas em formato JPG com resolução de 150 dpi. Poderão ser fotografadas áreas urbanas, rurais ou outros ambientes preservados que reflitam a filosofia da RETC e a temática da edição a ser publicada, conforme chamada disponível na página da Revista.
  • A seleção das fotos será realizada pelo Conselho Editorial da RETC levando em consideração critérios estéticos da imagem; a mensagem transmitida pelo fotógrafo; além da possibilidade de denunciar uma situação por meio da fotografia.
  • Serão publicadas na RETC até cinco fotografias temáticas por edição.
  • Os autores das fotografias asseguram desde já que são os detentores dos direitos autorais patrimoniais pertinentes à sua respectiva obra, e o cedem à RETC para efeito de publicação.

RESENHA 

  • As resenhas podem ser de artigos ou livros nacionais e internacionais do ano vigente à publicação da RETC e não devem se restringir a resumos das obras e sim apresentar uma análise crítica e reflexiva, que além de informar o lançamento ou existência da obra, ofereça alguma contribuição ao tema.
  • O texto deve conter no máximo 5 páginas com as seguintes especificações: página A4, espaço simples, com 2cm de margens superior e inferior, e 2,5cm de margens esquerda e direita.
  • No caso de haver referências bibliográficas, essas não devem exceder a 5.
  • Na primeira parte de texto devem constar: Título da resenha, seguido do Título original e referência completa do artigo ou livro resenhado.
  • O arquivo deve estar editado no Word for Windows ou Open Office e ter no máximo 10MB.
  • A submissão deve seguir o template de Boletim da RETC, que pode ser obtido aqui. Se o artigo submetido não estiver em conformidade com esse template, a submissão será rejeitada. Caso haja algum problema no download do template, entrar em contato pelo e-mail da RETC: retc@fatecjd.edu.br

 

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES

Por parte de AUTORES:

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. Nossa política de conflito de interesses estabelece que os autores foram movidos apenas pelos interesses primários de suas pesquisas e que estes objetivos estão expressos no artigo. Para tanto solicitamos que os autores preencham uma declaração garantindo que não há conflito de interesses em seu trabalho.

 

Por parte de PARECERISTAS:

Conflitos de interesses também podem surgir quando pareceristas possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira, assim como a participação em  projetos de pesquisa junto a autores que submetam artigos sob sua avaliação. Configura conflito de interesses avaliar positivamente um artigo no qual o autor expressa ideias semelhantes às do revisor mas não conseguiu comprová-las de forma efetiva embora em suas conclusões as ideias estejam apresentadas como definitivas.

O parecerista designado deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua avaliação sobre o manuscrito e, quando couber, deve declarar-se não apto para revisá-lo.

Artigos

Política padrão de seção

Dossiê

Publicação semestral decorrente de convite do Conselho Editorial para especialistas em áreas temáticas. 

Iniciação Científica e Tecnológica

Destinado a publicação dos resultados dos estudos e pesquisas realizados no âmbito do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Fatec Jundiaí.  

Seção Fotográfica

Destinado a publicação de registros fotográficos de: 

  1. Eventos acadêmicos de caráter cultural, científico e de extensão organizados pela Fatec;
  2. Cenas ambientais com o objetivo de alerta, memória ambiental, atividades de campo e estudo da paisagem (Natural ou Construída); 
  3. Patrimônio Ambiental e Cultural (Bens de valor Histórico, Arquitetônico e Imaterial); 
  4. Usos e percepção da Ciência e Tecnologia; 
  5. Temas relacionados ao dossiê da edição em produção.  

Resenhas

Publicação de resenhas de livros, documentários, artigos científicos ou demais materiais de interesse acadêmico, nacionais e internacionais, do ano vigente à publicação da RETC .

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.